Fundo do Meio Ambiente & Mudanças Climáticas

Fortalecimento dos povos originários, tradicionais e locais na busca por meios de vida sustentáveis

Objetivo

O Fundo do Meio Ambiente & Mudanças Climáticas visa fomentar OSCs brasileiras, de base socioambiental, que atuem para o fortalecimento de povos originários e populações tradicionais e locais na busca por meios de vida sustentáveis. O apoio busca estimular o desenvolvimento de novas práticas de economia regenerativa e/ou circular pelo protagonismo de grupos comunitários tradicionais e/ou comunitários nos 6 biomas brasileiros. 

 

Biomas

Conservar e restaurar áreas de florestas e matas nativas nos 6 biomas brasileiros

Proteção

Soluções e tecnologias socioambientais ampliadas e implementadas em diferentes territórios

Por que Meio Ambiente e Mudanças Climáticas?

Os biomas brasileiros fazem parte do grupo de ecossistemas mais robustos do mundo com um potencial imensurável de contribuir para avanços significativos da agenda climática global.

A degradação ambiental sistêmica impacta o desenvolvimento sustentável brasileiro, a manutenção da vida de populações locais e tradicionais, a proliferação de endemias e pandemias, assim como o avanço da agenda mundial de mudanças climáticas.

As populações originárias, tradicionais e locais que vivem nos ecossistemas brasileiros são afetadas pela exploração intensiva, ilegal ou desregulada dos recursos naturais pelos sistemas de produção extrativistas.

Apoio a iniciativas que atuam com proteção e disseminação de meios de vida sustentáveis e dos direitos das populações tradicionais e locais.

O Fundo vai fortalecer os esforços locais para desenvolver meios de subsistência sustentáveis, educação e conservação ambiental, além do desenvolvimento de tecnologias de enfrentamento a desmatamentos e extermínio da fauna e flora originárias.